Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ROMANTISMO - O Guarani - José de Alencar

                              RESUMO:
            O Guarani, obra literária de José de Alencar, é extensa e apresenta uma temática variada, cobrindo campo e cidade, litoral e sertão, passado e presente.
            Primeiramente publicado em folhetim no ano de 1857, a obra surgiu como desdobramento da polêmica de Alencar com Gonçalves de Magalhães sobre a criação de uma epopeia nacional, foi escrita no período literário chamado Romantismo.
                               OBJETIVOS:
-Introduzir o Romantismo brasileiro nas aulas de Literatura;
-Reconhecer, em José de Alencar, um dos mais renomados escritores da Literatura Brasileira e maior romancista do Romantismo;
-Conhecer a obra de Alencar, grande romance indianista, onde aparecem os elementos formadores da nacionalidade brasileira e é considerada como “a certidão de nascimento” do Brasil;
-Observar o momento histórico em que a obra foi produzida;
-Utilizar os portais educacionais para a pesquisa do tema abordado.
                                METODOLOGIA:
1º passo: Apresentação da obra, expondo os pontos principais, como: características da obra e do autor, período literário e momento histórico em que a obra foi produzida.
2º passo: Assistir ao vídeo produzido por alunos do 2º ano – Ensino Médio de Foz do Iguaçu – Colégio D. Pedro II: http://www.youtube.com/watch?v=jrdxCMgjWjU
3º passo: Assistir a um vídeo da TV Multimídia que resume o período literário em questão.
            Este vídeo faz um apanhado desde as primeiras manifestações românticas, passando pela produção literária até as Gerações do Romantismo.
4º passo: Assistir ao filme propriamente dito, observando os detalhes, as características, comparando com o que foi estudado anteriormente.
5º passo: Produzir, por escrito, um comentário onde estejam  reproduzidas as idéias estudadas anteriormente. Faça um paralelo entre período literário e o momento histórico brasileiro em que a obra foi produzida.
                                        REFERÊNCIAS:
DCE´s 2009, Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para a Educação básica. Curitiba, 2009.
ANÁLISE LITERÁRIA, Vestibular 2000 Unioeste.
PORTAL EDUCACIONAL, MEC-Portal do Professor e Portal Dia a Dia Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário